sábado, 14 de janeiro de 2012

Caixa Preta # 77


 14 de janeiro de 2012

BEM-VINDOS À CAIXA PRETA DA SOLANGE

Para quem não acompanhava antes minha coluna Caixa Preta, que foi publicada durante vários anos e esteve hospedada em vários sites, este é um espaço para publicação de bastidores da aviação, sejam eles fatos inusitados ou pouco divulgados pela mídia em geral, engraçados ou até mesmo vergonhosos.
Para quem já era leitor de Caixa Preta: a proposta continua, mas agora abrindo um espaço interativo para debates de temas relevantes sobre a  aviação nacional e internacional.
Mas, por favor, sejamos educados, ponderados e respeitemos as opiniões alheias. Inclusive para não dar motivo para que aqueles que destroem o que amamos, por exemplo, a aviação, nos vejam como um bando de vândalos e nada mais (eu não sou, mas se você for, seu lugar não será aqui).

Aproveitarei este espaço para também divulgar novidades de interesse dos meus leitores

Boa leitura a todos!

==============================================================

“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”

NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS 
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores.)

A Pérola da imprensa especializada em setembro de 2009 (revista 2)

“Outro caso de turbulência ‘atípica’ em altitude, presumivelmente de ar claro, foi o do Airbus 320 da TAM, no dia 26 de maio, na altura de Ribeirão Preto, ao término do voo Miami-Guarulhos.”

Na verdade a aeronave foi um Airbus A330-200. A TAM nunca voou com o A320 nessa rota...

A Pérola da imprensa não-especializada em 27 de julho de 2010 (telejornal da TV 6)

“A Agência Nacional de Aviação Civil propõe um novo regulamento para prevenir o uso de álcool e drogas entre profissionais do setor. A quatro quilômetros de altura, a pressão é grande. Não só do ar, mas também pela responsabilidade de transportar passageiros com segurança.”

Com certeza, quiseram dizer uma altitude (e não altura) muito maior que apenas quatro quilômetros, considerando-se que os aviões costumam voar muito mais alto...

=========================================================
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“Atualmente, temos cerca de 40% do mercado brasileiro está concentrado em São Paulo e os dois principais aeroportos da cidade estão lotados.”
(Revista 1)

Tá sobrando coisa aí... Ou “temos cerca de 40% do mercado brasileiro concentrado...” OU
“cerca de 40% do mercado brasileiro está concentrado...”
======================================================================
CAIXA PRETA DE SHAKESPEARE

Por que não em inglês também quando, aparentemente, o erro é “só” de digitação?

"O sistema de navegação por ADF (automatic directional fanding) é o sistema de navegação mais e  comum e mais simples que existem na atualidade."
(fonte: internet)

O correto é finding...
=====================================================================
DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”

“Por ocasião da última ‘Semana da Asa’, entre os condecorados com o ‘Mérito Aeronáutico’, vimos os nomes de muitos industriais, políticos etc., e poucos nomes de antigos pilotos, que ajudavam a desbravar esse Brasil, realizando vôos através de todos seus rincões. Quando publicamos nosso artigo ‘Mérito Aeronáutico’, em edição anterior de Aviação em Revista, o Ministério da Aeronáutica nos escrevera reconhecendo estar havendo falha no critério de escolha dos agraciados com a comenda. Quando vai mudar esse critério?”
(fonte: “Aviação em Revista” no 469/470, nov/dez/1979, coluna do Cmte. Wuilde Pacheco)

OBS: Caro Cmte.Wuilde, acho que hoje, mais de 30 anos depois, isso ainda não mudou...

======================================================================
VALE A PENA LER DE NOVO

De Caixa Preta no 13 (2001)
A companhia US Airways aceitou a presença de um porco na cabine de passageiros, na primeira classe de um vôo entre Philadelfia e Seattle, nos Estados Unidos, no dia 17 de outubro último. O dono do animal convenceu a companhia aérea de que o porco, pesando 150 quilos, era um animal de estimação tão importante que considerava sua presença ao seu lado imprescindível e terapêutica. O dono pagou a passagem do animal como qualquer outro dos 200 passageiros que tomaram o mesmo vôo.

====================================================================
DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA:
(diálogos verídicos)

PASSOU DIRETO

Avião recém-chegado a Congonhas, taxiando pelo pátio. O Controle Solo havia ficado de informar ao piloto o número do box para o estacionamento.
A aeronave foi indo...  quase no fim do pátio, onde ficam os primeiros boxes, e já perto do de número nove, o piloto perguntou ao controlador:
-- Já tem nosso box, senhor?
Controle Solo: -- É o uno cinco (15).
Piloto: -- Hi!!! Aí, já foi...
Solo: -- Então, pode fazer um uno oito zero (graus), senhor...

=====================================================================
E TEM MAIS...
Piloto de balão, tentando explicar o acidente ocorrido com ele em Ribeirão Preto em junho de 2010, conforme entrevista no telejornal “7”:
“A gente pegou uma ascendente que nos jogou pra baixo...”

=====================================================================
=====================================================================

N O V I D A D E S

Veja na Avião Revue de janeiro de 2012 minha visita à Miniatur Wunderland de Hamburgo, onde conheci não só o maior aeroporto em miniatura do mundo mas também a maior ferrovia em miniatura e cenários incríveis!
(Crédito das fotos abaixo:: Solange Galante)






Outra visita foi à Next Generation Aircraft, em Amsterdã, que pretende trazer de volta ao mercado o Fokker 100, modernizado. A visita gerou a entrevista que pode ser lida na íntegra na mesma revista já citada.




ATENÇÃO!

Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias. Não use sem autorização por escrito dos autores.
Veja o texto da Lei em:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/02/lei_9610-direito-autoral.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário