quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Plantão Caixa Preta

A COPA 'TÁ LOGO AÍ... E OS AEROPORTOS AINDA SÃO CANTEIROS DE OBRAS

A reportagem de hoje do Jornal Nacional diz tudo... e o presidente da Infraero deu a entender que mais "puxadinhos" ("provisórios", que poderão se tornar "permanentes" como o terminal 4 de Guarulhos) virão por aí!!! (As tais "estruturas condizentes"...)

(Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/01/sete-aeroportos-de-cidades-sede-da-copa-nao-tiveram-reformas-esperadas.html)

Edição do dia 09/01/2014
09/01/2014 21h40 - Atualizado em 09/01/2014 21h40

Sete aeroportos de cidades-sede da Copa não tiveram reformas esperadas

O balanço é da Controladoria Geral da União. Gastos em todos os aeroportos já estão 21% maiores do que o anunciado inicialmente.

Uma preocupação para os torcedores que vão chegar e viajar pelo Brasil na Copa do Mundo: a cinco meses do mundial, mais de 50% dos aeroportos das cidades-sede ainda não completaram nem a metade das obras previstas.
O equipamento do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, era consertado aos chutes.
Não é de hoje que as esteiras rolantes enguiçam. Elevadores parados, outro problema antigo. E os que funcionam ficam sobrecarregados. Filas o tempo todo.
Sem elevadores que levassem uma senhora, de 89 anos, ao estacionamento. Ela teve que caminhar bastante.
O Galeão se prepara para receber milhares de turistas que virão para a Copa do Mundo há mais de cinco anos. O Jornal Nacional analisou o balanço divulgado pela Infraero, em março de 2011.
Segundo a publicação, a reforma do Terminal 1 deveria ter ficado pronta há um ano e quatro meses. Agora, a Infraero não garante a conclusão dessas obras até o Mundial. No Terminal 2, o atraso já é de seis meses.
Na área de embarque do Terminal 1, divisórias isolam a área que está em reforma. Mas quem passa pelo local pode acompanhar o andamento das obras que, segundo a Infraero, darão mais conforto e segurança aos passageiros.
“Já que nós estamos próximos da Copa e a Copa é no meio do ano, e eu não sei se eles conseguem finalizar estas obras até o meio do ano”, diz Alaerte Cafeu, economista.
Dos aeroportos das 12 cidades-sede da Copa, oito não têm nem a metade das obras concluídas, segundo a Controladoria Geral da União. No Recife, as obras da nova torre de controle sequer começaram. Deveriam ter ficado prontas em fevereiro do ano passado.
Em Salvador, apenas 31% da reforma e ampliação do terminal de passageiros estão concluídos. Deverão ser entregues, em abril, com mais de um ano de atraso.
Em Belo Horizonte, o aeroporto de Confins tem apenas 38% da reforma do terminal de passageiros prontos. De acordo com o novo planejamento da Infraero, a obra deverá entregue a dois meses da Copa: seis meses mais tarde.
Em Porto Alegre, apenas 2% das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros estão concluídas. E deverão ser entregues em maio, também com quase um ano de atraso.
A ampliação da pista de pouso foi excluída do projeto, por falta de tempo.
Quatro cidades-sede, concluíram mais de 70% das obras. É o caso de Manaus, onde faltam 20% das obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros. A obra deverá ficar pronta com quatro meses de atraso. Mas uma chuva, há menos de um mês alagou o novo estacionamento, como mostram estas fotos publicadas pelo portal G1.
Em Brasília, faltam concluir 30% das obras do terminal de passageiros.  Guarulhos, em São Paulo, ainda faltam 20% de obras. O prazo é até abril de 2014. A responsabilidade é da concessionária que administra o aeroporto desde novembro passado.
“Eu falo pro pessoal que eu conheço que está vindo pro Brasil: olha, tenha paciência, se prepara para gastar horas e muito dinheiro. Eu não vejo nenhuma melhoria”, comenta uma mulher.
Em Natal, o primeiro aeroporto do país operado pela iniciativa privada, já está com 78% das obras do terminal de passageiros concluídas. Segundo a Controladoria Geral da União, a obra só será entregue no mês da Copa.
A previsão de gastos em todos os aeroportos já está 21% maiores do que o anunciado inicialmente. Tudo o que o passageiro não quer é receber boas-vindas dessa maneira, como acontece no aeroporto do Galeão, no Rio.
“Se por acaso nós não dermos conta de fazer alguma das obras previstas para a Copa do Mundo, a população brasileira pode ter certeza que vamos oferecer estruturas condizentes com a necessidade e o conforto que os passageiros merecem. Estruturas que fiquem prontas em, no máximo, 60 dias”, afirma Gustavo do Vale, presidente da Infraero.
No Rio Grande do Norte, a maior preocupação é como chegar e sair do aeroporto que está sendo construído próximo à Natal. As obras da estrada de acesso só começaram há 45 dias, de acordo com o governo do estado. Por este motivo, a Infraero não vai desativar o Aeroporto Augusto Severo, na capital, até o fim da Copa.

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