sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Plantão Caixa Preta

A TRISTE HISTÓRIA SEM FIM DO SIERRA-MIKE-ALPHA

O Sierra Mike Alpha está à venda. O destino do avião mais histórico da Vasp permanece tristemente incerto. Numa tentativa de conseguir ajuda para o avião, encaminhamos a mensagem a seguir para a Boeing do Brasil:

"Além de jornalista sou também grande entusiasta da aviação e gostaria de saber se, em relação ao caso abaixo, a Boeing poderia ajudar de alguma forma, já que muitas pessoas da aviação comercial afirmam que vocês já tiveram interesse por adquirir e preservar essa aeronave no passado, pelo seu valor histórico, quando ela ainda estava em operação.
Este avião da foto é o PP-SMA (cn 20092/161), o primeiro Boeing 737-200 da Vasp, recebido em 1969. Tendo operado de 1969 a 2004 mas ficando sob propriedade da Vasp pelo menos até 2008, quando da declaração da falência da empresa, é confirmadamente o avião do modelo que pertenceu por mais tempo a uma única empresa. Ficou estacionado no aeroporto de Confins após seu último voo comercial, quando a Vasp parou de voar, em 2005, e foi leiloado no ano passado, junto com outros aviões da massa falida da Vasp, e o empresário, que então o arrematou, não quer mais o avião porque as pessoas que ele contratou para removerem-no não eram especializados e conseguiram fazê-lo logo (apenas removeram os estabilizadores e trem de pouso, que estão guardados) e o novo proprietário hoje está endividado junto à Infraero, que cobra multa diária pela permanência da aeronave no aeroporto. Em resumo, ele está vendendo o avião por R$ 160.000,00 para pagar as dívidas dele mas a preocupação maior de todos que se interessam pela aviação é a preservação em si da aeronave.
Embora ele esteja branco, mecânicos que acompanharam o caso me garantiram que é uma tinta à base de água que pode ser removida e a pintura original da Vasp está preservada por baixo. O avião possui, dentro, poltronas e outros equipamentos (não todos) ainda intactos.
Com técnicos especializados, alguma fundação de preservação histórica ou de alguma outra maneira, a senhora crê que a Boeing poderia ajudar a resolver esse impasse? Caso afirmativo, eu a coloco em contato com o proprietário ou seu representante. E, como jornalista, posso fazer ampla matéria para divulgar o, espero, final feliz do avião.
************************************

A edição mensal especial de Caixa Preta sofrerá pequeno atraso na publicação neste mês mas logo estará no ar! Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário