sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Plantão Caixa Preta



VOO 3720

A próxima semana será de grande expectativa, especialmente para a aviação comercial brasileira, para os paulistanos e para toda a imprensa. Isso porque o duvidoso vidente Juscelino Nóbrega da Luz, que já foi desmascarado em previsões anteriores por vários programas de TV, inclusive o Fantástico, afirma e registrou em cartório que no próximo dia 26 de novembro, quarta-feira, por volta de 8h30 da manhã, um avião da TAM que decolará de Congonhas terá perda de potência e cairá sobre um edifício na Av Paulista, mas exatamente na esquina da Alameda Campinas. É perto de casa, eu poderia ir lá assistir, mas não perderei meu tempo porque nada acontecerá, especialmente da maneira como ele registrou.
Sou espiritualista (não confundir com espírita) e minha saudosa mãe era vidente, mas suas visões e premonições ficavam só entre nós da família – exceto quando ela alertou um motorista de ônibus onde estava que ele iria atropelar um pedestre, uma quadra mais adiante, o que se consumou, mas ferindo pouco o distraído sujeito – pois ela jamais sequer sonhou em ganhar dinheiro com isso. Minha formação filosófica de fé – me recuso a denominá-la formação religiosa, considero-me sem religião, embora com muita fé – foi calcada a partir de minha formação católica e lendo sobre diversas religiões e filosofias para concluir que grandes tragédias só acontecem quando... ninguém está esperando! Mesmo quando videntes de fato têm alertas a respeito, sua divulgação é limitada e apenas poucos escolhidos conseguem se salvar – quando o merecem, é claro – , mas a tragédia ocorre mesmo assim, ninguém impede. Faz parte da vida na terra. Tragédias também engolem manadas de gnus na África, grupos de focas nas regiões geladas, bandos de pássaros mundo afora. Aconteceu até com os dinossauros, culminando com sua extinção. E ninguém morre de véspera, a não ser os suicidas.
Voltando ao voo, o JJ3720 teve o número mudado para JJ4732, por questões de marketing, é claro, assim como após a queda do voo KK402 em 31 de outubro de 1996, a TAM, já no dia seguinte à tragédia com seu Fokker 100, mudou o número do voo diário para o Rio de Janeiro, naquele horário, para KK506. Pelo sim, pelo não, os síndicos de prédios da região da Alameda Campinas também alertaram de alguma maneira seus moradores. Por mais, no entanto, que esses fatos não pretendam dar combustível ao sensacionalismo, podem precipitar atitudes imprevisíveis antes e durante o horário fatídico.
Os mais otimistas preferem afirmar que é impossível um avião daquele porte cair sobre a região, que não é rota comercial. Lamento informar que “impossível” é uma palavra forte demais. Todo dia sabemos de acidentes aéreos praticamente improváveis, mesmo o 3054 de 2007, quem poderia conceber que um avião colidiria com o prédio da própria empresa do outro lado da rua? Mas as “previsões” do Juscelino estão mais para imaginário popular do que lógica. Faz parte do imaginário popular, desde que o Shopping Ibirapuera foi inaugurado, em 1976, a queda de um avião sobre o mesmo, e ele fica exatamente na rota dos aviões subindo ou descendo em Congonhas: a maioria deles sempre passará por lá! E, até agora, nada, felizmente. Mas colisão de avião com prédio próximo do aeroporto já ocorreu sim, em 1979, com um avião pequeno e um edifício residencial.
Pena que eu não tenha o que fazer em Brasília na quarta-feira. Voar no JJ4732 me renderia muita fama!!!!!

(Fonte do documento: http://www.viversp.com/vidente-diz-que-aviao-vai-cair-na-avenida-paulista-dia-26-de-novembro/)

2 comentários:

  1. Até compreendo, pelas rotas aéreas que possa não fazer lógica o que o suposto vidente disse. Mas como ele mesmo afirmou, ele espera que isso não ocorra. Mas vamos levar para o lado de vários casos que ocorrem, sejam acidentes ou crimes, onde uma vez ou outra aparece um "vidente" comprovando que tinha previsto aquele ocorrido. As pessoas, diante a tragédia, começam a se indignar de que ninguém o ouviu, e assim poderia evitar a tragédia.

    Que nada ocorra, mas imagina se ocorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raí, tudo bom?

      Penso que, se ocorrer, Juscelino será elevado à santidade. E, se não ocorrer, ele vai justificar isso pela mudança do número do voo, feito pela TAM.

      Abração

      Excluir