sábado, 29 de agosto de 2015

Plantão Caixa Preta

Nota de falecimento
29 de agosto de 2015

Faleceu hoje Roberto Pereira de Andrade.
Maior autoridade sobre a história da indústria aeronáutica brasileira, com vários livros escritos sobre o tema, inclusive bilíngues, o jornalista carioca que adotou São Paulo foi o primeiro editor da revista Aero Magazine, então título de propriedade da Fundação Santos Dumont, a partir de sua segunda fase, iniciada em 1994.
Eu o conheci em 1995, após ser descoberta por Décio Correa, então colaborador da Aero Magazine, e que me aconselhou falar com o Roberto para colaborar também com a revista.
Lembro-me como se fosse hoje: eu cheguei ao escritório, então situado na Rua Ministro Rocha Azevedo, e ele me perguntou se eu tinha alguma sugestão de pauta para desenvolver. Sim, eu tinha: sobre a Cmte. Claudine Melnik, então recém promovida a comandante na Brasil Central, tornando-se a primeira comandante da  aviação comercial regular brasileira. Com sua sapiência, Roberto me disse: “Por que não escrever sobre ‘todas’ as mulheres da  aviação comercial brasileira, então?”
Essa cena completará exatos 20 anos em outubro próximo.
“Todas” as pilotos, em 1995, não passavam de 10, exceto a Claudine, todasas demais eram copilotos.
Mãos à obra, entrevistei quase todas e essa minha primeira reportagem profissional foi minha primeira reportagem premiada, também.
Com seu jeito de grande urso, voltando às origens lusitanas ao falar com sotaque português só para brincar, esse meu chefe era muito brincalhão também.
Nem ele mesmo sabia porque mas me apelidou de “Gioconda”. Às vezes, precisava do meu nome real e perguntava a quem estivesse na sala: “Qual é mesmo o nome da Gioconda?”
Eu o vi dois dias atrás quando ele me disse o mesmo que dizia diariamente para Marisa Lucchiari, sua fiel amiga e braço direito há quase 30 anos: “Você não vai me ver mais”. Ele ainda viu a Marisa mais um dia, ontem. Mas não me viu mais, infelizmente.

Que Deus o leve em um EMB-110 Bandeirante, pois ele amava a Indústria Aeronáutica Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário