segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Plantão Caixa Preta

D E N Ú N C I A S

1)

Um documento da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil está causando alvoroço em toda a  aviação e, principalmente, entre os passageiros brasileiros. Entenda, vendo o texto abaixo publicado no site do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos – e que é apenas uma das matérias já produzidas a partir da denúncia:

(Fonte: http://sindigru.org.br/noticia/2059/carta-dos-mecanicos-de-aeronave-na-latam-gera-repercussao-na-internet-e-causa-preocupacao-nos-passag )


Carta dos mecânicos de aeronave na LATAM gera repercussão na internet e causa preocupação nos passageiros

Documento denúncia precarização da mão de obra e alerta o presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, sobre a segurança de voo

Por: Vanessa Barboza, da Redação do Sindigru/CUT - Publicação: 13/11/2015
Uma onda de alerta tomou conta de internet após a divulgação do Portal FENTAC da carta dos mecânicos de aeronave de toda América Latina na LATAM (fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira  TAM Linhas Aéreas) ao presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, alertando sobre a segurança de voo.
O documento teve mais de 10 mil acessos, cerca de 47 mil hits e mais de 7500 curtidas no Facebook. 
Passageiros demonstraram preocupação diante da grave denúncia dos mecânicos a respeito da precarização da mão de obra, que pode acarretar em consequências desastrosas e colocar em risco a vida  e a integridade das pessoas que voam nos aviões da companhia.
Em um dos comentários, uma passageira considerou a situação gravíssima. “Precarizar o serviço de manutenção das aeronaves é colocar em risco, deliberadamente, a vida de milhares que usam seus serviços, LATAM (LAN E TAM). Esperemos que providências sejam tomadas, ante essa tragédia anunciada”
Outro comentário dizia: “Temos que tomar cuidado na hora de escolhermos as companhias!” Muitos usuários alegaram que diante da situação não iriam voar mais pela companhia. 
Na carta, os trabalhadores solicitam que sejam tomadas providências sobre a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização que visam precarizar a mão de obra, entre outros pontos.
Até o momento, não houve pronunciamento da LATAM a respeito da carta.

Comunicação do SINDIGRU/CUT


E aqui está o texto do documento que gerou toda a polêmica:

http://fentac.org.br/noticia/1999/mecanicos-de-aeronaves-de-toda-a-america-do-sul-enviam-carta-de-alerta-ao-presidente-da-latam#.VknyZNJVikq


*************************************
R E S P O S T A   D A    T A M

Questionada a respeito, a TAM enviou-nos a seguinte resposta por meio de sua assessoria de imprensa:


"A TAM informa que a segurança é um valor inegociável do Grupo LATAM e as otimizações de custos que a companhia vem realizando não colocam em risco a operação. Portanto, o Grupo LATAM desmente veementemente qualquer informação que possa contrariar esta premissa."

******************************

Nossa opinião: Não nos causa nenhum espanto denúncias semelhantes. Já soubemos de tanta coisa em relação a várias empresas brasileiras relacionadas à manutenção que nos faz pensar muito na hora de voar...
No entanto, a empresa aérea tem todo o direito de defender-se, o que reproduzimos aqui. Trata-se, a Latam, do maior grupo de aviação da América Latina, daí a seriedade do assunto. Resta a questão: o que teria motivado a denúncia da FENTAC?

2)

A reportagem do Fantástico de ontem, 15 de novembro, sobre fraudes nos pregões eletrônicos também não nos causou espanto. Não foi citada qualquer empresa aérea mas já divulgamos aqui licitações super suspeitas por parte dos Correios, com empresas que jamais operaram aviões participando e pedindo valores fabulosos para fazer o serviço.

Link para a matéria do Fantástico: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/11/quadrilhas-se-especializam-em-fraudar-pregoes-eletronicos.html

Link para Plantão Caixa Preta a respeito: http://caixapretadasolange.blogspot.com.br/2015/02/plantao-caixa-preta_27.html


============================================

APROVEITAMOS PARA INFORMAR QUE LOGO A CAIXA PRETA MENSAL, EDIÇÃO DE NOVEMBRO, ESTARÁ NO AR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário