sábado, 23 de abril de 2016

Plantão Caixa Preta

REALIZADO COM TOTAL SUCESSO

O PRIMEIRO SPOTTER DAY EM CONGONHAS!


Há alguns anos a Infraero resolveu realizar Spotters Days nos aeroportos em que ainda administra, sinalizando uma agradável e muito esperada mudança em seu relacionamento com o hobby, e a realização em Congonhas era aguardada de maneira muito mais especial. O aeroporto central da cidade de São Paulo é um dos mais antigos em atividade ininterrupta e icônico por estar rodeado por muitas grandes construções e ter recebido aeronaves clássicas como DC-3, Constellation, Caravelle, YS-11, BAC 1-11, Boeing 727. Limitado em seu crescimento, ele, porém, não se apagou da malha aeroviária brasileira mesmo após a inauguração do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em 1985. A vocação de Congonhas, a partir daí, seria a ligação São Paulo-Rio de Janeiro, conhecida até hoje como Ponte Aérea – embora o termo não mais se aplique devido a não existência, hoje, do antigo pool entre companhias aéreas nessa rota – e voos de curta distância, mas logo ele voltou a ser intensamente usado, dada a preferência dos passageiros de negócios, em particular, por sua localização central.

Provavelmente, este foi o primeiro Spotter Day organizado para ser realizado exatamente na semana do aniversário oficial do aeroporto, no caso, Congonhas tornou-se "Oitentão" no dia 12 de abril e a ação com os fotógrafos de aviação ocorreu no sábado dia 16. Foram abertas 30 inscrições, rapidamente esgotadas, em menos de 48 h, graças à divulgação ampla pela internet, especialmente pelo Blog Caixa Preta da Solange e Site Aeroin. Sem muita burocracia, a inscrição pôde ser feita por e-mail e os participantes tiveram acesso ao regulamento detalhado e principais orientações quanto ao evento. Mais de 50 pessoas ficaram em lista de  espera, além de crianças que gostariam de participar sozinhas ou com seus pais.

Abençoados por uma manhã muito quente e ensolarada, 28 participantes – dois tiveram que cancelar em cima da hora, o que impossibilitou que a fila de espera andasse e os substituísse – reuniram-se no auditório da Infraero em Congonhas, localizado no mezanino e atrás de bonitos painéis com vista aérea do sítio aeroportuário. Foram recepcionados por Lúcia Ferreira Gonçalves e Camila Angelina Santos, jornalistas da Coordenação de Comunicação Institucional, Imprensa e Ouvidoria da Infraero. Todos receberam crachá de identificação, camiseta com a imagem institucional do evento e puderam se servir de água e café com biscoitos. Um briefing foi realizado para passar rapidamente aos presentes dados curiosos sobre o aeroporto, instruções gerais sobre o Spotter Day e  todos tiveram a oportunidade de se apresentar, mostrando que havia, entre os integrantes do grupo, veteranos e novatos no hobby, todos nutrindo um carinho especial em relação a Congonhas. 

Todos receberam um squeeze com água para se hidratar durante a spotting. Transportados por um ônibus da Infraero, o que foi um tour à parte durante esse deslocamento em rotas de serviço, os integrantes do Spotter Day puderam ficar por cerca de duas horas no pátio do SCI – Seção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros, que cedeu um de seus caminhões como plataforma para os fotógrafos terem melhor acesso visual às aeronaves. Os bombeiros de plantão, além de garantirem e incentivarem a segurança do grupo, também puderam conversar com os fotógrafos e detalhar seu trabalho na SCI.

À primeira vista, Congonhas pode parecer menos atraente que outros aeroportos para spotting mas, embora sem ter a mesma  variedade de companhias aéreas e tamanho de aviões, muitas pinturas especiais podem ser apreciadas nas aeronaves que operam no aeroporto, predominantemente Airbus A319, A320 e Boeing 737-700 e Boeing737-800. A passagem, sempre com toda segurança, de um jato executivo Dassault Falcon 7X bem ao lado do local de concentração dos fotógrafos também se tornou um espetáculo extra.

Após o tempo para de almoço, cerca de uma hora, em que cada um ficou livre para escolher onde matar a fome, no próprio aeroporto ou redondezas, a aventura recomeçou, desta vez seguindo, todos, para o Pavilhão de Autoridades. Graças à consultoria que esta que vos escreve ajudou a prestar à Infraero para a realização do evento, um detalhe muito importante e pouco observado em outros Spotters Days foi fielmente levado em conta:  sendo Congonhas um aeroporto com pistas no sentido norte-sul, ambos os lados das mesmas podem ser aproveitados, de acordo com a movimentação perpendicular do sol. Por isso, após o almoço, os spotters tiveram o privilégio de poder continuar a fotografar ainda com luz favorável e mirar as aeronaves do alto do Pavilhão de Autoridades que já recebeu reis, rainhas, presidentes, primeiros ministros e autoridades religiosas e militares, além de artistas de variados ramos de atividade cultural, com o espetáculo extra de apreciar a decoração requintada e de muito bom gosto do prédio local.

Como se houvesse sido planejado, a pista em operação, até aquele momento, sentido 35 mudou para 17 e assim os fotógrafos puderam clicar as aeronaves taxiando bem de perto quando elas seguiam para a cabeceira de decolagem sentido Moema-Jabaquara, recebendo até acenos dos pilotos quando eles passavam. O sol continuava forte, embora agora o céu estivesse mais nublado sem, no entanto, qualquer sinal de chuva no horizonte, mas ninguém reclamava, nem mesmo do barulho dos aviões, bastava apenas muito protetor solar.

A permanência nesse local durou cerca de 1h30 pois como debriefing para os spotters detalharem suas impressões sobre o passeio – pioneiros, eles estavam testando o que pode se tornar um programa periódico em Congonhas – foram reunidos na chamada Sala do Governador e receberam  uma sacola contendo uma agenda 2016 com caneta, guia do passageiro e duas bexigas comemorativas dos 80 anos do Aeroporto. Foram sorteados alguns livros sobre os 40 anos da Infraero, completados em 2013, repleto de fotos, inclusive históricas, de seus aeroportos.

A Infraero está de parabéns pelas iniciativas, tanto a nacional quanto a de Congonhas em particular, sendo que a organização e a simpatia dispensadas aos spotters foi amplamente elogiada a todo momento. Um sucesso que foi creditado a todos, os participantes, os organizadores e os divulgadores. Que venham outros!

----------------------------------------------------------------

A seguir, algumas fotos do evento, todas de autoria de Solange Galante, lembrando que o recebimento de fotos pela Infraero, conforme solicitado no ato da inscrição, ajudará a garantir a participação dos fotógrafos presentes ao primeiro Spotter Day em eventos futuros da Infraero, bem como sua participação no sorteio de brindes já anunciados aqui na Caixa Preta da Solange, uma iniciativa própria do Blog.






Um 80tão muito querido!




Muita organização!




Comidinhas!




Camiseta e crachás




Briefing antes das fotos




No ônibus, indo para o outro lado da pista.



A vista, do lado oposto ao terminal de passageiros




Congonhas, os prédios de São Paulo e seus aviões




Todos atentos ao movimento no aeroporto



Camila e Lúcia, vestindo (literalmente), a camisa do evento!




Mirar, preparar, apertar o gatilho e... click!!!




A mais nova torre do Oitentão




Como eu sempre digo: é um hobby super saudável e merece ser incentivado!




Congonhas é um aeroporto colorido, sim!




Mas um voo chega ao aeroporto.





Reversores aplicados!





Três aguardavam em fila seu pouso!




Dassault Falcon 7X passando pertinho....




... e o piloto fazendo um V para a galera!




Do alto de um carro de bombeiros é muito melhor!!!




Um dia ensolarado, ideal para o spotting!




O momento em que um avião começa a voar!





Vale tudo por uma foto!!!




A Turma da Mônica veio prestigiar o Spotting Day em Congonhas!




Essa bela foto é um painel localizado na entrada do auditório da Infraero em Congonhas.




Do alto do prédio do Pavilhão de Autoridades.




No push-back.




Vai encarar?




Todo mundo logo percebe quando a pista em uso vai mudar....




Avianca Brasil/Star Alliance




Bem pertinho...




Claro! Phenom 100 também!!!




Prestes a pousar na 17 Direita.





Sacolas com brindes da Infraero para os participantes do Spotter Day




Findo o evento às 16 h, alguns spotters foram comigo ao Memorial 17 de Julho, de onde também dá para fazer boas fotos do tráfego em Congonhas!




Fim de tarde no Memorial 17 de Julho, próximo à cabeceira uno sete






Mais uma vez, Parabéns Congonhas e que seu tráfego continue sempre nos emocionando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário