segunda-feira, 9 de maio de 2016

Plantão Caixa Preta

AINDA EM RESPOSTA AO RAÍ


Complementando as informações solicitadas sobre o destino dos primeiros aviões da Vasp, o conhecido pesquisador Aparecido Camazano Alamino, a quem agradecemos, nos enviou mais informações sobre o destino do PP-SPC:


DeHavilland D.H. 84 Dragon - O único exemplar deste bimotor inglês foi doado em 1939 à Marinha pelo Estado de São Paulo (Governo do Interventor Adhemar de Barros), após ser retirado do serviço da Viação Aérea São Paulo, para substituir um Waco CJC que o governo do Estado de São Paulo emprestara à Marinha para fazer a Linha Aérea do Litoral Paulista do Correio Aéreo Naval. Era o PP-SPC, VASP-3. Com capacidade para transportar até 10 passageiros, foi utilizado para transporte na Base do Galeão e para missões do Correio Aéreo Naval. Tinha dois motores Gipsy Major 1 de 4 cilindros em linha, invertidos, refrigerado a ar de 130 hp. Alcançava a velocidade máxima de 206 km/h e tinha um alcance de 738 km. Recebeu a matrícula na Aviação Naval de D4H-178 e foi lotado na Base de Santos, sendo retirado de serviço em 1941, antes da passagem para a FAB. O perfil abaixo é uma tentativa, vez que desconhecemos fotos desse avião com pintura da Marinha.



  
O DH.84 em serviço na VASP.




2 comentários:

  1. Muito obrigado mais uma vez Solange. E obrigado à você Aparecido por essas informações

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  2. Que bom que ficou feliz, Raí, é um prazer pesquisar sobre a história da aviação brasileira e mundial! Abraços!

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