sábado, 22 de outubro de 2016

Plantão Caixa Preta

Feliz dia do Aviador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



O Aviador é a razão de ser da aviação. Ela não existiria se não fosse o sonho do ser humano diante do pássaro. Esse sonho, tão alto quanto o desafio, sempre foi o de dominar alguma máquina que o levasse para o céu. Os demais homens e mulheres que se deixam levar pela condução do Aviador estão nele ou nela confiando para realizar também todos os seus sonhos, seja o de chegar a um destino bonito e curioso ou visitar um parente ou amigo. Ou, simplesmente, voar.
O combustível da aviação é, sem dúvida, a paixão pelo voo. Sem ela, não há dinheiro do mundo que mantenha um avião no ar. Já tivemos grandes empresários da aviação brasileira e mundial que não tinham esse combustível nas veias, e deixaram grandes companhias se extinguirem. E, entre os heróis que mantiveram, de pulso firme, grandes companhias no ar, a maioria deles eram Aviadores.
O cinema já reproduziu toda sorte de Aviadores nas mais variadas situações. No dia-a-dia, às vezes eu me surpreendo com Aviadores que não se parecem nadinha com aqueles estereótipos de "comandantões" grisalhos, que parecem ter saído direto da cabine de um Boeing 747 para o saguão do aeroporto, reluzindo  seus galões dourados nos punhos.
Mas, estereotipados ou não, todos estão lá, convivendo com seus iguais, descendentes que são, não dos primatas, em primeiro lugar, mas dos mais emplumados dos seres do Reino Animal.
Muitas vezes, a rotina é cruel, maltrata, fere, cansa, mas eles e elas continuam lá, nos fazendo voar junto a eles, enquanto admiram as paisagens mais fantásticas que o planeta terra pode lhes proporcionar lá do alto de seu "escritório" móvel.
Às vezes, a realidade os mata, e é a única maneira de fazerem-nos permanecerem sem voar. Pois o combustível inflamável nas veias é tão ardente que, estando vivos, mesmo na fase "pago pra não voar", traem a si mesmos e defendem a Arte e a Técnica que os acompanhou ao longo da vida de tal maneira, seja pela perpetuação da segurança de voo ou nas memórias de sua própria biografia, que tornam-se ícones das novas gerações, quais águias incentivando seus filhotes a dar o primeiro salto para o alto enquanto abrem as longas asas para sentir o ar de uma maneira especial.
Tirando o chapéu, agradeço a todos os Aviadores e Aviadoras por existirem, seja nos caças que nos defendem, nos gigantescos widebodies que nos levam para outros continentes, seja nos biplanos que nos mostram o balé dos tunôs no céu, seja nos helicópteros que resgatam vidas, seja no pilotar remotamente os drones, seja no silêncio do planador, seja no transporte pesado ou no transporte leve e em tantas outras situações que podem um dia ter transformado em realidade o sonho de criança de estar em um minúsculo aviãozinho de papel voando na distância de 30 metros.

PARABÉNS A TODOS!!!!!

(Foto: Solange Galante)


Nenhum comentário:

Postar um comentário