terça-feira, 25 de outubro de 2016

Plantão Caixa Preta

VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE PODE LEVAR
SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
PARA VOAR COM VOCÊ?

(Texto: colaboração de Rosvalmir Afonso Delagassa)

Levar animais braquicefálicos (focinho curto) em aeronaves para voos curtos ou longos tem dado muita dor de cabeça aos proprietários dos animaizinhos.

Os branquicéfalicos (
“braqui”significa curto e “cefálico” é cabeça) possuem uma deformidade nos ossos da cabeça, que é vista na forma de um achatamento do crânio, fazendo com que a cabeça seja menos longa que o normal,.

A restrição ocorre, segundo as companhias aéreas, porque cães braquicefálicos correm mais risco de terem problemas respiratórios durante um voo porque sua respiração é mais restrita que as demais raças. No ar, a respiração desses cães fica mais pesada e pode levar à morte.

A Gol após um caso aonde um Pug morreu por falta de cuidados básicos antes do embarque, generalizou e não transporta mais animais de focinho curto. Latam, Avianca e Azul transportam, mas com a devida documentação veterinária.

Outras companhias internacionais permitem o embarque se o pet estiver junto com o proprietário na cabine de passageiros.

Segundo, a SPCA Hong Kong, a proibição é um exagero: "Nós entendemos que devem existir pesquisas e estatísticas para determinadas raças de cães que são mais problemáticos se despachados nos voos, mas há casos em que levar o animal é inevitável, por exemplo quando os donos se mudam de país", disse Rebecca Ngan, porta-voz da ONG.

É um assunto muito delicado que nos leva sempre a ter o devido temor. Levar o pet, e correr o risco,  ou deixá-lo e saber  mais tarde que o animalzinho morreu pela ausência dos seus entes queridos?

Atualmente a Gol iniciou uma campanha onde informa que está apta a levar os pets em voos internacionais, inclusive com uma foto de um cão braquicefálico abaixo do assento todo alegrinho.

Pergunto: Para vender passagens vale tudo? Até divulgar algo que a própria empresa aérea proíbe ?



------------------------------------------------------------

Complemento (por Solange Galante):

Lembrem-se que gatos também podem ser branquicefálicos (ex: persas).
Mais informações:

http://www.dogtravel.com.br/uncategorized/caes-caes-braquicefalicos-podem-viajar-de-aviao/
https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/10/braquicefalos-o-sofrimento-por-tras-de.html

(Foto: http://www.cachorrogato.com.br/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário