quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Plantão Caixa Preta





Um avião que é SUCESSO DE PÚBLICO!

(por Solange Galante: texto e fotos)

O enorme frisson no Aeroporto André Franco Montoro, o Internacional de Guarulhos, tornou o dia 15 de novembro de 2016 um feriado diferente na Grande São Paulo. Centenas de pessoas se aglomeraram em vários locais esparsos da área de “Cumbica” durante toda aquela terça-feira. Alguma celebridade internacional chegando? Sim e não.
Assim foi a visita do gigantesco hexamotor Antonov 225 Mriya a São Paulo, para transportar uma peça super volumosa, um transformador de mais de 150 toneladas, para a planta hidroelétrica de Colbún, no Chile. Não foi a primeira vinda do gigantesco jato a Guarulhos mas, com certeza, foi a que mais causou frisson. Isto porque, quando ele esteve pela primeira vez no aeroporto em pleno domingo de carnaval de 2010, chegou quase despercebido – como se realmente tentasse essa proeza – pois o anúncio de sua chegada ocorreu poucos dias antes, e não houve escalas intermediárias no Brasil. Agora, além do anúncio muito mais antecipado, ele primeiro passou por Viracopos, para ser carregado com parte dos equipamentos para a missão logística, depois seguiu para Guarulhos para pegar o equipamento principal – e entre sua previsão de vinda ao Brasil, seu pouso e sua decolagem em Viracopos, e sua chegada a Guarulhos, a notícia correu feito pavio aceso.
Não vou chover no molhado e falar sobre as características do avião, sua história e a da União Soviética, ou a complexidade de sua operação: isso a imprensa especializada ou não já o fez exaustivamente. Vou falar sobre o que presenciei na véspera de sua chegada a Guarulhos, quando a agitação foi em VCP, e seu tempo extra de solo, por problemas de logística, no dia em que nele embarcou o tal transformador.
O ser humano pode ter preferência por qualquer coisa: bichos, flores, carros, bonecas de pano, cozinhar. Pode gostar de meditar. Pode gostar de colecionar objetos bélicos, tampinhas de refrigerante, canetas, chaveiros. Mas, gostar de aviação será sempre especial!
Já disseram os psicólogos que ter medo de voar é ter medo de ser governado por outros, quando num avião, ou pura insegurança, se estiver flutuando sozinho no espaço. No lado contrário, a paixão pela aviação pode sugerir poder, liberdade, ascensão social, encontro com o divino, ou um sem número de sensações.
Pelo menos uns 90% das pessoas que trabalham com aviação que eu já entrevistei afirmaram que foram “infectadas” pelo famoso “aerococus”, o misterioso “vírus” que nós, entusiastas, acreditamos ser a causa de nossa paixão. Sem esse entusiasmo todo, uma empresa aérea seria uma empresa qualquer. E, ouso afirmar, empresas de aviação em que seus diretores executivos não têm pelo menos um pouco de paixão pelo voo nas veias, encontram dificuldades ainda maiores para sobreviver num mercado onde se caminha sempre na corda bamba – e sem paraquedas ou asas.
Aos demais que não conseguiram ainda conquistar seu lugar no céu ou se contentam em apenas curtir a aviação anonimamente, um acontecimento como o de terça-feira passada tem o status de “O” Acontecimento. Foi um feriado com menos gente nos parques, nas praias, nos museus paulistanos ou na casa da vovó – mesmo porque dezenas de vovós também se concentraram diante das janelas do mezanino de GRU. Guarulhos tornou-se uma Meca e gente de outros estados também correu para lá.
O símbolo maior talvez tenha sido o menininho João, seis anos de idade, vestido de comandante, levando nas mãos uma maquete do mesmo Antonov lá de fora, em escala 1/200. Descoberto pela imprensa matutina, deu diversas entrevistas e mostrou todo seu conhecimento sobre o aviãozão que veio ver! Pasmem, ele veio de Belém do Pará especialmente para a ocasião! “O senhor trabalha ou trabalhou com aviação?” perguntei ao pai, crente de que me responderia afirmativamente e citaria ter trabalhado, mesmo que em terra, na Vasp, na Varig, ou na Transbrasil. Ou que trabalha hoje na Latam, na Gol, na Avianca, na Azul.
Mas, ele negou! “Que nada... Quem nos influenciou foi nosso filho! O quarto dele parece um hangar!” É uma excelente notícia! Pois tudo parece ter vindo naturalmente, como um presente de Deus. Eu também comecei a gostar de aviação sem ter parentes, muito menos os pais, na área. Mas eu já era mais crescidinha que o João e vivia bem mais próximo de aeroportos gigantes.
Quando pensamos que acidentes aéreos ocorridos no Brasil e no exterior chocam milhares de pessoas, envolvidas direta ou indiretamente com eles, ou apenas telespectadores, leitores e ouvintes, tememos que a aviação esteja firmando uma imagem indevida de atividade má. Mas, quando vemos o brilho nos olhos daquelas pessoas todas, de diversas classes sociais, idades, profissões e origens diante do A380, do 747-8 ou do Mriya – cujo nome, em ucraniano, significa “sonho” – só temos que comemorar pois a chama permanece acesa, mesmo com menos aeroportos com terraços, mesmo sem o glamour de antigamente. Une-se a isso a maior facilidade, hoje, para se adquirir passagens e temos a garantia de passageiros fiéis, que vão não só atrás de preço e rapidez para viajar mas também atrás da sensação do voo.
É claro que a aviação ainda representa um mundo mágico para alguns. Entre o povo presente ao aeroporto podia-se reconhecer quem nunca havia entrado em um aeroporto, principalmente um internacional como aquele, ou quem achava que aquele avião enorme poderia rachar a pista se alguma manobra fosse exagerada. Podia-se ouvir o que, aos ouvidos especializados, soava como pérolas, micos, besteiras. Mas tudo era apenas fruto de muita curiosidade e desejo de saber mais – e curiosidade e desejo de saber mais são o combustível da ciência.

Enfim, é extremamente muito gratificante assistir ao que assistimos na terça-feira no famoso “Cumbica”! Que as pessoas considerem cada vez mais a aviação como um todo e seus aviões comerciais como celebridades dignas de assédio. É dessa fonte que a arte e a ciência do voo beberão a curto, médio e longo prazo.












***Atenção!!!A Caixa Preta Mensal de novembro continua em produção, aguarde só mais alguns dias... Grata!!!***

2 comentários: