sábado, 31 de dezembro de 2016

Plantão Caixa Preta - ESPECIAL

FOTOGRAFOU? NÃO? ENTÃO, DANÇOU!!!!

– PARTE 2: NA ERA DO SELFIE, ONDE ESTAO AS FOTOS?

                                                                                     por : Solange Galante

Há algumas semanas eu entrei no Facebook de uma conceituadíssima revista de aviação brasileira – conceituada pelo nome que carrega mas, hoje... – e perguntei “Quem fez as suas belas fotos do Antonov 225 no Brasil?”. Daí, recebi uma resposta automática de que minha pergunta estaria passando por análise antes de ser publicada. Depois disso, nunca mais recebi qualquer comunicado, ela não foi publicada e não obtive resposta alguma.
As fotos que me causaram curiosidade são as desta matéria publicada no site da revista:



Não tanto a foto de capa, mas as seguintes.
Tudo motivado por uma palavra: “Entramos”...
É notório que entrar no Antonov 225, único de sua espécie no mundo, é trabalho hercúleo, e não sem razão: suas cargas são ultrapreciosas, só o seguro deve ser bilionário. Já imaginou se alguém esbarra em alguma coisa e quebra algo lá dentro? Mas, voltemos ao nosso tema.
Algum jornalista da revista pode ter entrado no “aviãozão” em Viracopos ou em Guarulhos? Claro que sim, mas que é altamente difícil, é. Mas, depois de entrar, por que não algumas fotos... uma selfie... Perder esse momento grandioso? Quem iria perder essa oportunidade?
E meus leitores podem agora me perguntar: “Pô, mas você não acabou de escrever que tinha fotos na matéria? Vamos às fotos!!!”
Sim, vamos, então, às fotos!

Essa primeira e maior, do avião por inteiro, na abertura da matéria, dezenas de pessoas, convidados ou funcionários envolvidos com a operação, também fizeram – SE "esta" publicada também foi feita realmente nessa visita de 15 de novembro. Bem, até aí, nada demais. Vamos às demais fotos...

Na captura de tela abaixo, a foto superior. 



Feita com 100% de certeza em 2010, quando da primeira visita do An-225 a Guarulhos. Era um domingo de Carnaval, estávamos lá, bem como a torcida do Flamengo, do Corínthians, do São Paulo, do Palmeiras, do Santos e até quem não curte futebol, e muito menos desfile de escola de samba, pois deixou de ir ao sambódromo para ver o avião de qualquer lugar de onde desse. E todos nós vimos também esse avião da American Airlines que está ao fundo da foto e sob aquele sol de rachar – bem diferente das condições meteorológicas da visita recente de 15 de novembro passado. Hoje a AA mudou de esquema visual, é completamente diferente sua pintura.

Vamos à foto inferior, interna.
Descobrimos que ela foi provavelmente conseguida nesta página da Aircrafts and Planes, onde tem até crédito (sim, é a mesminha foto!).




Portanto, a fonte pode ter sido a página original, https://sobchak.wordpress.com/ mas, mesmo que usada com autorização (duvidamos, senão teria crédito obrigatório na página da revista brasileira), não foi feita na visita do Antonov no Brasil em 2016 (vejam que foi publicada em 2014 na Aircrafts and Planes).

E há mais fotos “importadas”.
Na captura de tela baixo...



...infelizmente, não localizamos a foto do meio (se algum leitor deste Blog quiser contribuir e nos enviar o link onde foi capturada, ganhará um prêmio nosso!) mas a foto seguinte, da amplitude do compartimento de cargas do avião ucraniano, foi certamente retirada da página da revista eletrônica de aviação Airway: http://airway.uol.com.br/ (publicada em 2015), que coloca como crédito – publicações sérias sempre colocam o crédito das fotos que publicam – a Antonov, fabricante e cooperadora do avião, portanto, é uma foto de release, para divulgação pela imprensa, que já vimos até em um site de um jornal australiano, também.



Portanto: das cinco fotos publicadas, sendo três delas internas, duas não foram feitas pelo jornalista ou fotógrafo representando a revista brasileira. Talvez apenas uma que, aliás, poderia ser feita até sem entrar no avião, com uma lente mais potente.


Nosso objetivo é defender o jornalismo SÉRIO, HONESTO E PROFISSIONAL, o mesmo jornalismo que aprendemos na faculdade e no dia a dia durante mais de 20 anos.
Daremos continuidade à nossa denúncia em capítulos. Tenham um excelente 2017!!!

Um comentário: