domingo, 15 de janeiro de 2017

Plantão Caixa Preta - ESPECIAL

FOTOGRAFOU? NÃO? ENTÃO, DANÇOU!!!!
– PARTE 4: O FOTÓGRAFO QUE NÃO VISITOU A AERONAVE NO BRASIL... MAS NA FRANÇA!!!

                                                                                     por : Solange Galante

Dando continuidade a essa denúncia, aguardamos a edição impressa onde, certamente, haveria uma matéria sobre o Antonov 225...
Bingo!
“Embarcamos no Antonov An-225...”?
Mais uma vez, fotos sem crédito. Sem considerar as fotos realmente históricas sobre o avião, as externas, claro que poderiam ser atuais mas, as internas...
Duas pequenas fotos internas de detalhes... teriam sido feitas às escondidas? Mas quem fotografa às escondidas não publica... Não as publicaremos aqui porque não sabemos quem é o autor, ou autores.
Exceto uma!
Consta uma interessante foto da parte interna do famoso nariz basculante do super cargueiro ucraniano.
Uma busca pelo Google e a mesma foto aparece na tela do meu computador... E ainda era de 2001, feita em Le Bourget, com copyright, óbvio...
Tentei contato com o fotógrafo que constava na página da Airliners.net, um dos mais famosos sites de fotos aeronáuticas do mundo e consegui, alguns dias depois... depois que mostrei a ele a página da citada matéria com a foto na revista brasileira e perguntei se ele havia autorizado a publicação daquela imagem, bem como perguntei se eu poderia usá-la no meu blog, com os devidos créditos, é claro.



 (Foto: Thierry Deutsch)

ESTA foi a resposta do educadíssimo Thierry Deutsch (codinome Planecatcher, no Airliners, e oriundo de Luxemburgo):
Hello Solange, thank you for your message. No, I did not give them permission to use the photo and I will contact them about it. If you wish to use the photo in your blog, you are welcome to use it. Please let me know if you need a Hi-res version of the photo.
Ou seja: a foto não havia sido autorizada para publicação na revista mas, se eu quisesse usá-la no meu Blog, estava liberada (e ele ainda me oferecia em alta resolução, se eu quisesse).
Por que a necessidade de usar foto alheia, e sem permissão, em uma reportagem onde entraram na aeronave supostamente com autorização da Antonov Airlines e teriam a oportunidade de fazer, a própria revista, a foto que quisesse, se permitido? E, se não fosse permitido fotografar, não seria mais elegante escrever: “Estivemos dentro da  aeronave mas não nos foi permitido fazer fotos...” (se bem que, se a TV Globo entrou e filmou (vide capítulo anterior desse Plantão Especial), daria sim pra se fazer alguma fotografiazinha...)
Moral imoral da história:
- Aos leitores foi passada uma informação que, aparentemente, não era verdadeira (Entramos, embarcamos): até este momento e segundo as evidências públicas, nada leva a crer que entraram ou embarcaram, pois as informações utilizadas no texto, além das fotos, também poderiam ser de outras fontes;
- As fotos usadas, tanto do site quanto da matéria impressa, foram, em sua maioria, antigas (de 2010) ou capturadas da internet, talvez até as minúsculas, de um manche e parte de um painel, quase indefinidas.
- Essa foto do Thierry poderia talvez até ser publicada de graça pela revista, se a solicitasse, como fizemos. Aliás, no meu caso particular, sempre que eu precisei de fotos da internet, identificadas, para matérias que escrevi em diversas revistas e as solicitei diretamente, o autor de cada uma delas concordou em ceder gratuitamente as imagens em alta resolução (nenhum recusou!), elas foram publicadas com os devidos créditos e até passada uma cópia da reportagem publicada em .pdf para os gentis autores. Sem estresse, sem custo, com ética.

Se a revista conseguiu seu objetivo – certamente, cativar o leitor e vender mais exemplares – não sabemos. O que sabemos, é que esse caso nos lembrou imediatamente daquele livro citado em nossa parte 1 ...

Falta dizer que, antes da publicação da edição impressa, questionamos, via Facebook, a autoria das fotos da matéria sobre o Antonov 225 no site da revista, mas nossa pergunta entrou em “análise” e não apareceu no Facebook da revista, até hoje.


“The End”? Nada disso, este Especial prosseguirá. Até a próxima!

2 comentários: