sábado, 10 de junho de 2017

Plantão Caixa Preta

AZUL APRIMORA, NA UNIAZUL,
SEU TREINAMENTO DE PILOTOS
PARA A FROTA AIRBUS A320.



(texto: Solange Galante/assessoria da Airbus)
(fotos: Solange Galante, exceto onde especificada outra autoria)

O dia 8 de junho ficará marcado, em especial para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, pela inauguração do primeiro Centro de Treinamento da Airbus na América do Sul. Localizado na UniAzul (Universidade da Azul), em Campinas (SP), do lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, e com a instalação de um simulador FFS de Airbus A320, o Airbus Brazil Training Centre (ABTC) permitirá à gigante da indústria aeronáutica aumentar sua estrutura de treinamentos. É o segundo centro de treinamento da América Latina, se considerarmos também o da Cidade do México.
A cerimônia foi presidida por Fabrice Hamel, vice-presidente global dos centros de treinamentos e serviços aos clientes da Airbus; Arturo Barreira, vice-presidente de vendas para América Latina e Caribe; Antonoaldo Neves, presidente da Azul Linhas Aéreas, e contou ainda com a presença do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Bezerra. A data marca também o primeiro aniversário da decisão da Azul de utilizar o “Training by Airbus” para oferecer treinamentos e cursos em simuladores de voo para a família A320.
O acordo de 12 anos firmado pela Azul com o “Training by Airbus” inclui mais de 70 mil horas de treino de voo, além da já citada instalação de um simulador de voo completo para o A320 na UniAzul. O ABTC agora conta com o pacote completo de equipamentos para o treinamento de pilotos para aquele equipamento narrowbody, incluindo um Airbus Pilot Trainer. Os pilotos da Azul vêm realizando os treinamentos no ABTC desde novembro de 2016. Agora, com o simulador, a Azul supre toda a demanda de seus pilotos nesse equipamento e ainda recebe pilotos da Avianca Brasil, que também utiliza o A320.
“Estamos felizes em ver o estabelecimento do Airbus Brazil Training Centre como referência para o trabalho junto às autoridades da aviação e às maiores companhias aéreas em todo o país. Ele será um centro de excelência para América do Sul”, afirmou Fabrice Hamels.


A Airbus vem oferecendo treinamento para a região primariamente por meio de sua base em Miami. Os centros no Brasil e no México ajudarão a empresa a sustentar o crescimento de longo prazo dos mercados em expansão, como o Brasil, especialmente diante das previsões do Airbus Global Market Forecast, que indicam um crescimento anual de cinco por cento na demanda por treinamentos na América Latina nos próximos 20 anos, com a necessidade de treinamento de 80 mil novos pilotos e técnicos.
O simulador instalado na UniAzul tem capacidade para treinar 600 pilotos ao ano. O investimento da Airbus foi de US$ 7 milhões, mas seus v-p ressaltaram que o investimento em seres humanos é muito mais valioso.


O “Training by Airbus” assegura um início de operações sem dificuldades para as aeronaves e oferece suporte e atendimento ao longo de toda a vida operacional da frota da Airbus. Ele também oferece treinamentos localmente para seus clientes graças às soluções móveis e os recursos de e-Training.
Com mais de mil aeronaves vendidas e um backlog de cerca de 450, quase 650 aeronaves Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe. Desde 1990, a Airbus tem recebido mais de 60 por cento de pedidos líquidos na região e, nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em operação.
A Azul tem encomendados 63 aeronaves A320 até 2023.

NÃO SÓ PILOTOS



A Azul não treina somente pilotos na UniAzul. Comissários, mecânicos e até agentes de aeroportos e de cargas passam por sua Universidade Corporativa. Em maio, a companhia ampliou a oferta de cursos para os Tripulantes de solo que trabalham nas áreas de Aeroportos e Cargas – a empresa, desde seu início, chama de “Tripulantes” absolutamente todos os seus funcionários. Ela criou mockups  simulando as áreas nos aeroportos para atividades práticas na UniAzul para o treinamento exato de como é o dia a dia das operações de atendimento nas modalidades Check-in e Terminal de Cargas. A ideia surgiu da necessidade aprimorar as competências dos Tripulantes na prática e permitir uma vivência da rotina e de diferentes situações encontradas no atendimento ao Cliente, antes mesmo de assumirem seus postos na linha de frente. O mockup de Aeroportos está sendo usado inicialmente para a formação de novos agentes de Aeroportos, mas no futuro ele também poderá ser aplicado em treinamentos específicos. Já a Azul Cargo Express tem um espaço que representa um Terminal de Cargas. Ali, todos os procedimentos podem ser praticados até chegarem à perfeição. (fotos abaixo, crédito "divulgação da Azul").




Nenhum comentário:

Postar um comentário